Os desafios da escola na sociedade atual
A presença das tecnologias de informação tem auxiliado o
professor no processo de ensino e aprendizagem, possibilitando ou facilitando a
interação nessas vinculadas e com outras pessoas.
Ao lidar com a realidade o ser humano pensa e desenvolve suas
compreensões a partir dos seus envolvimentos cotidianos. O computador foi um
deles que facilitou por meio da internet, sendo uma fonte inesgotável de
informações para a sociedade adquirindo expectativas e modos de lidar com a
própria realidade que aprendemos no dia a dia, vivemos na informação pela
atuação das TIC’s.
Por sua vez, a escola tem o papel de transmitir
conhecimentos, analisa com clareza tudo o que nos posiciona para
questionamentos futuros em relação a nossa vida em comunidade. Com as
tecnologias no cotidiano se renova com a presença do celular, DVD, videogame,
entre outros.
Mesmo com toda a tecnologia presente no mundo, é preciso
aprimorar as estratégias mais eficazes para que nós professores, e os alunos
passem a serem bons comunicadores.
Planejando
uma atividade com Hipertexto
Tema:
Lendas maranhenses
Público
alvo: Alunos de 7ª série e professora: Maria Raimunda Ferreira
Período: Junho-
dezembro
Objetivos:
ü Conhecer
as principais lendas e personagens da cultura maranhense.
ü Reconhecer
as diferentes manifestações culturais do povo maranhense enfatizando suas influências
no cotidiano.
ü
Identificar laços culturais maranhenses e sua
relação com outras manifestações existentes.
Metodologia:
Pesquisas em diferentes fontes (jornais, revistas,
livros, entrevistas, internet , etc.)
Leitura de livros informativos sobre o tema
estudado;
Apresentação de resultado de pesquisa;
Confecção de cartazes;
Palestras
Exibição de vídeos.
Desenvolvimento:
ü Este projeto será desenvolvido
com alunos da 7ª série, do ensino fundamental, que será realizado em grupos,
que deverão pesquisar na internet e em outras fontes e apresentar para a turma.
ü Levantamento prévio dos
conhecimentos dos alunos sobre o tema.
ü Quais as aprendizagens adquiridas
no decorrer do desenvolvimento da pesquisa.
Recursos:
ü Computador
ü Internet
ü Hipertexto
ü DVD
ü TV
ü Textos digitais
ü Caixa de som
ü Data show
Avaliação:
o
Para a avaliação será observada:
ü Interesse
ü Participação
oral e escrita
ü Atividade
de pesquisa
ü Desempenho
durante as atividades
ü Debates
ü Expressividade
oral e escrita
Nenhum comentário:
Postar um comentário