BIBLIOTECA


Os desafios da escola na sociedade atual

A presença das tecnologias de informação tem auxiliado o professor no processo de ensino e aprendizagem, possibilitando ou facilitando a interação nessas vinculadas e com outras pessoas.
Ao lidar com a realidade o ser humano pensa e desenvolve suas compreensões a partir dos seus envolvimentos cotidianos. O computador foi um deles que facilitou por meio da internet, sendo uma fonte inesgotável de informações para a sociedade adquirindo expectativas e modos de lidar com a própria realidade que aprendemos no dia a dia, vivemos na informação pela atuação das TIC’s.  
Por sua vez, a escola tem o papel de transmitir conhecimentos, analisa com clareza tudo o que nos posiciona para questionamentos futuros em relação a nossa vida em comunidade. Com as tecnologias no cotidiano se renova com a presença do celular, DVD, videogame, entre outros.
Mesmo com toda a tecnologia presente no mundo, é preciso aprimorar as estratégias mais eficazes para que nós professores, e os alunos passem a serem bons comunicadores.


Planejando uma atividade com Hipertexto

Tema: Lendas maranhenses   
Público alvo: Alunos de 7ª série e professora: Maria Raimunda Ferreira
Período: Junho- dezembro
Objetivos:
ü  Conhecer as principais lendas e personagens da cultura maranhense.

ü  Reconhecer as diferentes manifestações culturais do povo maranhense enfatizando suas influências no cotidiano.


ü  Identificar laços culturais maranhenses e sua relação com outras manifestações existentes.

Metodologia:


Pesquisas em diferentes fontes (jornais, revistas, livros, entrevistas, internet , etc.)

Leitura de livros informativos sobre o tema estudado;

       Apresentação de resultado de pesquisa;

             Confecção de cartazes;

             Palestras

             Exibição de vídeos.


Desenvolvimento:

ü  Este projeto será desenvolvido com alunos da 7ª série, do ensino fundamental, que será realizado em grupos, que deverão pesquisar na internet e em outras fontes e apresentar para a turma.

ü  Levantamento prévio dos conhecimentos dos alunos sobre o tema.

ü  Quais as aprendizagens adquiridas no decorrer do desenvolvimento da pesquisa.

Recursos:

ü  Computador

ü  Internet

ü  Hipertexto

ü  DVD

ü  TV

ü  Textos digitais
ü  Caixa de som

ü  Data show



Avaliação:
o    Para a avaliação será observada:

ü  Interesse

ü  Participação oral e escrita

ü  Atividade de pesquisa


ü  Desempenho durante as atividades

ü  Debates

ü  Expressividade oral e escrita



Nenhum comentário:

Postar um comentário